quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sete motoristas são multados em blitze para fiscalizar uso da cadeirinha No total, 75 veículos foram abordados em seis pontos distintos de SP. Destes, 61 transportavam crianças, sendo 54 dentro das novas regras.

Crianças sendo transportadas de forma
correta (Foto: Letícia Macedo/ G1)
  
Ao menos sete motoristas foram multados em São Paulo nas bltize realizadas para fiscalizar o uso adequado do equipamento para transportar crianças, em cumprimento de nova lei de trânsito, na manhã desta quarta-feira (8), de acordo com o capitão da Polícia Militar Paulo Sérgio de Oliveira.
Ao todo, foram abordados 75 veículos, sendo que 61 deles transportavam crianças. Pelo menos sete estavam em desacordo com as novas regras para o transporte de crianças, que deve ser feito no banco de trás e com o auxílio da cadeirinha.
“Eles foram multados e tiveram de prosseguir a viagem a pé, de ônibus, de táxi ou qualquer outro meio de transporte, mas não de carro”, disse o capitão da PM. Além da multa de R$ 191,54, os motoristas flagrados pelas blitze levarão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por cometer uma infração gravíssima. 
As blitze desta manhã foram realizadas das 11h às 12h30, em seis pontos distintos de São Paulo: na Avenida Consolação, em frente ao cemitério; na Avenida Giovanni Gronchi esquina com a Rua Alfredo Ashcar; na Rua Gomes de Carvalho, no Itaim Bibi; na Avenida Luís Dumont Villares, com a Rua Azir Antonio Salton; na esquina das Avenidas São Miguel e Carvalho Pinto; e na Avenida Brás Leme com a Rua Foro Angelica.
Segundo o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTrans), as fiscalizações serão intensivas até o fim da próxima semana. As blitze ocorrerão entre 11h e 12h30 e das 16h às 17h30 –horário de saída de escolas.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estarão isentos de multas os veículos que transportarem crianças com idade entre 4 anos e 7,5 anos utilizando cinto de segurança de dois pontos sem assento de elevação nos bancos traseiros. Isso somente quando o automóvel for dotado originalmente desses cintos. “Nos veículos com cintos de três pontos no banco traseiro, o uso de dispositivo de retenção continua sendo obrigatório”, explica nota da companhia.
Novas regrasAs crianças de até um 1 ano devem ser transportadas em bebê conforto. Os que tiverem entre 1 e 4 anos devem ser colocados em cadeirinhas. Crianças entre 4 e 7,5 anos devem utilizar um assento de elevação. As cadeirinhas devem ser fixadas com cinto de segurança de três pontos. Se o motorista estiver levando três crianças, uma delas poderá ser colocada na cadeirinha no banco dianteiro.

Em alguns casos, é possível sanar a irregularidade no local. Alguém pode trazer para o motorista parado pela polícia o equipamento adequado, por exemplo, para que a criança possa seguir viagem em segurança. Nesse caso, o motorista é autuado e o carro, liberado.

Sem comentários:

Enviar um comentário