domingo, 5 de setembro de 2010

Em menos de 24h, temperatura cai pela metade em SP Às 15h de sábado, SP teve 31,6ºC; neste domingo, foram registrados 15,5ºC. Frente fria fez temperatura cair; umidade chega a 75% após dias secos.

Após quase um mês sem chuva significativa, SP tem garoa (Foto: Amauri Arrais/G1) 

  
Após vários dias secos e quentes, o paulistano enfrenta neste domingo (5), véspera de feriado, frio e chuva. Em menos de 24 horas, a temperatura despencou pela metade e a umidade do ar subiu consideravelmente.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 15h de sábado a cidade teve 31,6ºC. Neste domingo, pela manhã, por volta das 10h, foram registrados 15,5ºC. Às 13h, os termômetros na estação automática do Mirante de Santana marcaram 17,2ºC.
Além do frio, a capital também teve chuva, depois de quase um mês sem precipitação significativa na cidade, o que fez a umidade subir e, enfim, figurar no índice considerado recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Às 13h deste domingo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a umidade relativa do ar na cidade estava em 75%.
 
Desde o dia 19 de agosto, com a exceção do dia 30, a capital vinha registrando índices críticos, abaixo dos 30%, o que obrigou a Defesa Civil a colocar a cidade sistematicamente em atenção ou alerta.
De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, a mudança brusca de temperatura foi causada pelo encontro de uma "frente fria já esperada com uma massa de ar quente e seco".
A expectativa para a segunda-feira, segundo o Inmet, é de tempo nublado e encoberto, com névoa úmida e chuva fraca isolada. A máxima não deve passar de 19ºC e a mínima deve ficar em 12ºC.
O feriado do Dia da Independência também deve ter chuva ocasional, com ventos de fracos a moderados. A máxima prevista é de 21ºC, em ligeira elevação.

Sem comentários:

Enviar um comentário