terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nos bares de Istambul, turcos vibram a distância na vitória sobre os gregos Com histórico de guerra ao longo dos séculos, rivalidade entre os países é comparada a Brasil x Argentina no futebol; vitória fica com os donos da casa

Por Danielle Rocha Direto de Istambul, Turquia    


Enquanto a Turquia enfrentava a Grécia na cidade de Ankara, em jogo válido pela terceira rodada do Mundial de basquete, a torcida em Istambul sofria de longe. Os turcos se reuniram na noite de terça-feira na Taksim Square, repleta de restaurantes e bares, e vibraram com a vitória por 76 a 65, que manteve a equipe da casa invicta na competição. “Vibrar” talvez nem seja a melhor palavra para definir o comportamento dos torcedores, que evitavam a gritaria e apenas batiam palmas.   
Com Turkoglu na tela da TV, torcedores vibram com a partida (Foto: Danielle Rocha / Globoesporte.com) 
 

Os bares também receberam gregos, que alimentam uma rivalidade histórica com os turcos, rementendo aos três séculos em que ficaram sob domínio do Império Otomano. Dentro da quadra e nas arquibancadas, a competição é forte. Os voluntários da arena em Istambul comparam Turquia x Grécia com o Brasil x Argentina no futebol.
- Não posso dizer que nos odiamos, mas também não posso dizer que nos adoramos. Tivemos um passado com história de guerra, mas hoje a rivalidade não é tanta assim. Somos vizinhos. Mas é sempre especial ganhar deles – afirma a garçonete Girey Cllos, que servia cerca de 30 pessoas, muitas fumando narguilê enquanto assistiam à partida.
Nem todo mundo estava de olho nos monitores de TV. Alguns turcos preferiam se concentrar nas partidas de gamão. Perderam uma vitória da seleção, que segue cheia de autoridade, invicta após três rodadas no Mundial.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário